quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O P I N I Ã O


OPINIÃO: 
Confesso que apesar de tudo, esse tempo de atuação nos movimentos líteros culturais e poéticos, tem valido a pena. São vinte anos desde que entrei de verdade nos movimentos. Ainda lembro da escola, aquela que me ensinou a enfrentar de cara, o público, com arte e voracidade. A escola que aprendi realmente, a declamar meus versos. O MOVIMENTO POETAS NA PRAÇA: aquele movimento extraordinário e sincero capaz de enfrentar a ditadura militar, a polícia, os milicos entre outros.Acredito que cheguei um pouco tardio. Mas o que fazer? Quando descobri aquele teatro livre, na Praça da Piedade, me encantei.Não participei muito daquela estória; mas ali, foi onde aprendi o suficiente de fato e de direito para poder dizer hoje com autoridade, o que digo sem medo de ser feliz. Meus primeiros livros, que publiquei com tanto sacrifício e ali expus, foram confiscados pelo rapa do sistema político podre e que ainda persiste. Mas nunca perdi o interesse pela causa nem esmoreci. Hoje, diante de tanta fragilidade apresentada por esses irmãozinhos, companheiros da nossa arte poiética, esmorecidos e comprados ou vilipendiados pelo podre sistema, ainda me orgulho de tudo que passei e continuo passando. Foram livros, jornais, revistas, que participei com várias publicações; dei entrevistas em rádio, jornal e televisão sem contar os sites e blogs; Tive o prazer de ser convidado a participar em diversos saraus e recitais poéticos em praças, escolas, faculdades, bares e restaurantes, fui nos lançamentos de velhos e novos escritores e poetas. Trago uma bagagem de luta incomparável mas ainda tenho muito a oferecer e muito a aprender convivendo com os novos e antigos amigos da poesia. Por isso, vai um recado aos desavisados do movimento que será sempre bom para lhes abrir os olhos: Nunca pensem, meus nobres irmãozinhos da cultura e da poesia, e da literatura; “que já chegaram ao topo” quando seu caminho ainda mal começou. É preciso ter humildade, é preciso ter ética, é necessário realizar. Escreva, declame, faça, participe dos movimentos, ofereça seus serviços e siga como se ainda fosse iniciar. Com humildade e seu trabalho reconhecido, você poderá galgar um lugarzinho ao sol e assim, com certeza chegaremos lá. Josue Ramiro Ramalho

#Opinião de JRR..
POETA  JOSUE RAMIRO RAMALHO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Os novos mundos da poesia Intergaláctica